terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UFMA vai ofertar cursos a distância para 11 polos UNIVIMA

A Universidade Federal do Maranhão - UFMA e o Governo do Estado fecham parceria para oferta de 1.760 vagas em cursos de graduação em Química, Biologia, Física e Matemática, na modalidade a distância. A previsão é de que os cursos iniciem no 2º semestre de 2012, em 11 municípios maranhenses onde há pólos da Universidade Virtual do Estado do Maranhão - Univima. 

Recebemos o convite para ofertar essas graduações com a mesma metodologia utilizada nos cursos a distância da UFMA. A diferença é que serão ofertadas nos polos da Univima, ampliando, assim, a abrangência da nossa Universidade no Estado”, avalia o professor doutor Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.
 

Serão ofertadas 440 vagas para cada um dos 4 cursos, totalizando 1.760 novos alunos. Todos os cursos irão abranger os 11 polos tecnológicos da Univima, localizados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco e São Luís.
 

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, José Torres, fala sobre a amplitude social dessa parceria. “
 Como nossa estrutura é adequada, vimos nisso uma grande oportunidade para possibilitar que mais pessoas, principalmente as que residem no interior do Estado, usufruam dos cursos da UFMA”, relata José Torres. 

Os cursos terão a disposição a estrutura de laboratórios já existentes nos polos, além de plataforma de transmissão via satélite, possibilitada pela tecnologia IP.TV (Internet Protocol TV). Atualmente, ocorre o trâmite burocrático de assinatura do convênio entre as instituições, para posterior lançamento do edital pela UFMA. A previsão é de que as graduações iniciem no 2º semestre de 2012.
 

Metodologia UFMA
 

A oferta de cursos na modalidade a distância acontece de forma integrada entre os Departamentos e o Núcleo de Educação a Distância - NEaD, que oferece a estrutura necessária à modalidade por meio de suas coordenações pedagógica, tecnológica e de pesquisa, além de secretarias.
 

Ao ingressar no curso, o aluno recebe livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na EaD, dentre eles: videoconferências, videoaulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como chats e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o polo, para ministrar aulas e realizar avaliações.
 
Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Fonte: Tissiana Carvalhêdo


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vereador elogia eleição direta para diretores de escola

A tomada de posição da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em eleger por voto direto de um colegiado formado por representação de alunos, professores e pais de alunos, os diretores das escolas públicas municipais receberam a aprovação e elogio do vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves (PDT).
O processo eleitoral ocorreu no final do ano passado, movimentando todas as escolas do município das zonas urbana e rural. Os diretores eleitos, de acordo com informações do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, tomarão posse até o próximo dia 20 de janeiro, para que possam se planejar para realizar um excelente ano letivo, pois esta é a determinação do prefeito Sebastião Madeira.
Zesiel Ribeiro informa que esse é o tempo necessário para que a Secretaria de Educação possa organizar a cerimônia de posse dos diretores eleitos. “Isso porque muitos desses diretores já trabalhavam em suas respectivas escolas, entretanto existem outros que foram eleitos pela primeira vez e vão ser nomeados agora”.
De acordo com o vereador Luis Gonçalves, antes dessa importante medida, os diretores de escolas eram nomeados atendendo a indicação de políticos locais, notadamente os ligados às administrações do município. “Desta forma, eram empossados diretores que não tinham a simpatia dos alunos e seus pais, algumas delas não possuíam sequer capacidade para assumir o cargo”.
Para Luis Gonçalves, além da eleição representar total transparência num processo democrático, ela também leva a vantagem da comunidade escolar poder escolher uma diretora, ou diretor, de sua preferência, que seja ligada aos alunos e pais daquela escola, além de escolher uma pessoa que tenha capacidade acadêmica de assumir tão importante cargo.
Luis Gonçalves observa que sempre condenou a ação de administrações passadas em permitir que os políticos escolhessem as diretoras e diretores das escolas, agindo de acordo com suas próprias conveniências políticas. “A eleição direta para essa escolha para mim representa modernidade, transparência e compromisso com a educação de nosso município”, concluiu Luis Gonçalves. (Comunicação)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Líder Comunitário é Assassinado.








A violência neste inicio de 2012 esta desenfreada em Imperatriz, o segundo assassinato do ano foi registrada na noite de segunda feira no Bairro da Caema, a vitima o líder comunitário Belizio Ribeiro da Costa,29 anos, morto ao lado de sua residência com três tiros deflagrados pelo menor P. C de apenas 16 anos de idade.

Na manhã do dia primeiro de Janeiro a Policia Militar tinha feito a condução deste menor para Plantão Central, com ele a guarnição comandada pelo Sargento Araujo Filho( Deputado) tinha aprendido o menor portando um revolver calibre 32, levado para Funac, na segunda feira o adolescente já estava em liberdade devido uma fuga.

Segundo testemunha o menor voltou a rua e ao ver Belizio fetuou os disparos, que saiu correndo vinda cair em uma residência próximo a sua casa, para Policia o menor veio assassinar o líder comunitário por suspeitar que o mesmo tinha denunciado ele a policia por esta armado e ameaçando pessoas no bairro.

O crime aconteceu por volta das 20 h 30 mim, uma viatura de suporte avançado do Samu veio ao local fazer o atendimento a vitima, inclusive fazendo intubação no local mais o mesmo não resistiu e veio a óbito,os tiros acertaram tórax e abdômen.

Ontem a mesma guarnição que tinha feito a condução no menor no dia primeiro estava de serviço, mais ate a madruga o menor não tinha encontrado