quarta-feira, 31 de março de 2010

Deputado Valdinar Barros, diz que governo estadual 'está matando' crianças tocantinas

O deputado Valdinar Barros (PT) acusou o Governo do Estado de “estar matando as crianças” da região tocantina, por falta de atendimento em UTI médica decorrente do corte de recursos para a área de saúde. Apesar de o governo ter como slogan ‘cuidar das pessoas’, Valdinar disse que o fato do executivo estadual haver retomado os recursos conveniados pelo então governador Jackson Lago (PDT), que seriam para o município construir um hospital com UTI’s, está prejudicando a população, “matando as crianças na região Tocantina” e colocando a cidade no noticiário nacional.

O presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), solidarizou-se com o pronunciamento do deputado do PT, mostrando “o caos que vive a saúde do Maranhão em todo o território estadual, mas com maior gravidade na região Tocantina, especificamente na cidade de Imperatriz”.

Tavares disse que “principalmente as crianças não param de morrer por falta de atendimento médico e por falta de estrutura hospitalar”, situação agravada pelo resgate dos recursos que o Governo Jackson tinha deixado na conta da prefeitura de Imperatriz para a construção de um hospital. “O governo que após um ano poderia estar sendo notícia nacional pela inauguração de 64 hospitais, é notícia nacional pela falta de leitos e por não ter feito nada pela saúde da região Tocantina. Notícia no Fantástico, n otícia no Jornal Nacional, enfim, notícia que, mais uma vez, coloca o Estado do Maranhão em posição negativa em relação ao cenário nacional”, afirmou.

Na avaliação de Valdinar Barros, Imperatriz enfrenta graves problemas na área de saúde, pelo fato da rede hospitalar de Imperatriz atender não só a região Tocantina, assim como o Bico do Papagaio, no Estado do Tocantins, representando mais de 20 municípios e o Sul do Pará. De acordo com o parlamentar na segunda-feira havia seis crianças que precisavam de UTI, delas apenas uma era de Imperatriz, três do Pará e o resto dos outros municípios. Valdinar assegurou que só com os recursos municipais não é possível atender a todas e acusou o “Sistema Mentira de Comunicação” de haver massacrado a então administração Jomar Fernandes como estaria agora querendo massacrar o prefeito Sebastião Madeira.

Acusou ainda o Governo do Estado de irresponsável. “O hospital de Imperatriz já era para ter sido feito e deveria estar evitando as mortes dessas crianças”, disse. “Esse governo não tem tido a responsabilidade. Já faz um ano que ele anunciou a construção de um grande hospital em Imperatriz e até agora não conseguiram sentar um tijolo, uma pedra no baldrame, não conseguiram sequer limpar o terreno para a construção desse hospital. Portanto, eu falo aqui em nome da nossa população com a indignação, com a mesma indignação dos pais que perderam seus filhos pela irresponsabilidade desse governo, que tem um slogan que é falso, que é irresponsável”, acusou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário