terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil melhora no PISA, Maranhão penúltimo colocado.


Brasil melhora média, mas fica entre piores em ranking de ensino da OCDE( Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvvimento), através do PISA ( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)
Exame avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências.
Piores resultados são de alunos de escolas públicas estaduais e municipais.

Apesar de registrar melhora na educação, o Brasil segue entre os piores colocados em ranking internacional de ensino, divulgado nesta terça-feira (7). O país ficou com a 53ª colocação entre 65 países no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Feito com estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental, o ranking é divulgado a cada três anos. Em 2009, avaliou 470 mil estudantes. Desse total, 20 mil eram brasileiros.
O Pisa avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências dos adolescentes. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é quem aplica a prova no Brasil.
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Com a média geral de 401 pontos, o Brasil ficou atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai. Fica à frente apenas da Colômbia, Kazaquistão, Argentina, Tunísia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirguistão.
O país ficou bem abaixo da média da OCDE, de 496 pontos. Os cinco melhores colocados são China (Xangai), com 577 pontos, Hong Kong, com 546, Finlândia e Cingapura, com 543, e Coréia do Sul, com 541.
Em relação às provas anteriores, o Brasil melhorou. O país teve média geral de 368 pontos em 2000, 383 em 2003 e 384 em 2006 e está entre os três que mais evoluíram desde 2000, atrás apenas de Luxemburgo e Chile. A melhora ocorreu também nas áreas de conhecimento avaliadas.
A melhor pontuação em 2009 foi de leitura, com 412 pontos, seguida por ciências, com 405 e matemática, com 386. Na área de leitura, que teve ênfase em 2009 na avaliação, o Brasil mostrou melhora de 19 pontos de 2006 para 2009, após cair dez pontos de 2003 para 2006.
De forma geral, segundo o ranking, as meninas tiveram desempenho melhor do que os meninos, com 403 pontos, contra 399. E o forte das alunas é a leitura.


Veja a tabela completa com a pontuação dos estados:
Estado
Média geral
Leitura
Matemática
Ciências
Distrito Federal
439
449,4
 
424,8
442,6
Santa Catarina
428
438,1
 
411,9
 
434,8
 
Rio Grande do Sul
424
433,1
 
410
 
428,5
 
Minas Gerais
422
430,6
 
407,5
 
428,6
 
Paraná
417
423,2
 
405
423,5
 
Espírito Santo
414
423,6
 
397,3
 
421,3
 
São Paulo
409
424,4
 
390,4
 
411,6
 
Rio de Janeiro
408
419,8
 
392,9
 
411,5
 
Mato Grosso do Sul
404
413,8
 
389,5
 
408,7
 
Goiás
402
412,3
 
385
 
409
 
Rondônia
392
398,7
 
379,1
 
397,7
 
Mato Grosso
389
398,5
 
378,8
 
390,6
 
Paraíba
385
390
 
376,3
 
388,5
 
Bahia
382
391,5
 
368,7
 
384,3
 
Tocantins
382
390,7
 
363,4
 
392,2
 
Pernambuco
381
389
 
368,3
 
384,4
 
Amapá
378
390,4
 
365,3
 
378,2
 
Ceará
376
381,4
 
361,2
 
385
 
Pará
376
383,4
 
362,8
 
381,8
 
Roraima
376
383,6
 
358,8
 
384,6
 
Piauí
374
377,7
 
364,2
 
380
 
Sergipe
372
379,3
 
358,8
 
378,5
 
Acre
371
383,2
 
350
 
379
 
Amazonas
371
386,6
 
353,2
 
373
 
Rio Grande do Norte
371
383,5
 
360,2
 
369,4
 
Maranhão
355
363
 
341,1
 
362,3
 
Alagoas
354
362,6
 
347,6
 
352,7
 
Brasil
401
412
386
405

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