terça-feira, 12 de abril de 2011

Bira repudia decisões do Estado sobre greve dos professores

O deputado Bira do Pindaré utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (11), para registrar sua viagem a Imperatriz no fim de semana. Na oportunidade ele participou de uma assembleia com os professores da rede estadual de ensino que estão em greve há mais de 40 dias.

O parlamentar repudiou algumas decisões do diretor regional de educação na região tocantina, Agostinho Noleto. Bira lamentou que o diretor tenha criado artifícios para prejudicar o movimento, prometendo demissões de professores engajados na greve e corte dos pontos dos faltosos.

“Eu participei de vários movimentos grevistas, tenho experiência. Posso afirmar que greve é igual massa de pão quanto mais batem nela, mais ela incha. Esse problema só será resolvido com o diálogo entre a secretaria e o sindicato. A Secretária tem que entender que os jovens estão sofrendo pela falta de aula”, declarou Bira.

De acordo com o parlamentar a proposta da Secretaria de Educação é absurda. “Ela sugeriu aos professores e professoras que primeiro suspendessem a greve, para depois negociar. Nunca vi isso, nunca vi isso. O que é possível nesse momento, mais de 30 dias, 45 dias praticamente de greve é que haja um gesto por parte do Governo, uma sinalização”, afirmou.

Bira condenou as tentativas de desprestigiar a greve, transformando-a em política. “Disseram que a data de deflagração da greve foi precipitada, no entanto, já se negociava, desde 2009, com o governo, desde que a governadora assumiu”, argumentou.

Para concluir o pronunciamento, o deputado lembrou a decisão do STF, que legaliza a aplicação do Piso Nacional na Categoria dos professores. “O piso da tabela é inferior a tabela nacional ao mínimo condicional dos professores, como também os milhares de contratados do Estado, que nós sabemos que agora mesmo renovamos essa autorização de maneira inconsequente, eu diria, esse direito do Governo de contratar de maneira provisória. Esses também não recebem o piso salarial, portanto nós temos para mais de 14 mil profissionais recebendo menos que o piso salarial”.

AL aprova pedido de informações sobre construção de 72 hospitais
A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta segunda-feira (11), o pedido de requerimento nº083/2011, de autoria do deputado estadual Bira do Pindaré (PT). O parlamentar requeria que após ouvida a mesa, fosse encaminhado um ofício ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, solicitando informações sobre a construção dos 72 hospitais anunciados pelo governo estadual através do programa Viva Saúde.
O deputado elencou as principais dúvidas que poderiam ser elucidadas pelo Secretário. “Primeiro: que tipo de hospital está sendo construído ou que tipos de hospitais estão sendo construídos se são de média, ou de alta complexidade, se são de emergência. Segunda questão: em quais municípios estão sendo construídos. Terceira questão: qual o estágio em que se encontram cada obra e o valor de cada uma delas. Quarta questão: qual a previsão de funcionamentos destes hospitais e quantos profissionais, médicos, enfermeiros, auxiliares e demais profissionais da área serão necessários para o funcionamento dos respectivos hospitais”, enumerou Bira.
Ele justificou seu pedido fazendo referência à reportagem exibida no programa Globo Repórter. “Todos ficamos alarmados por mais uma vez o Maranhão ser a vitrine das desgraças deste país”, argumentou. Bira também lembrou o fechamento da emergência oncológica do Hospital Aldenora Bello e ponderou que isso ocorreu em decorrência da suspensão ou do cancelamento do convênio que havia com o governo do estado.
“Eu conclamo esta Casa, para que possamos obter as informações do Secretário e, a partir de então, a gente possa ajudar na solução dessa problemática tão grave, que é a saúde pública no Maranhão”, clamou Bira do Pindaré.
A deputada Cleide Coutinho (PSB) e os deputados Marcelo Tavares (PSB) e Luciano Leitoa (PDT), encaminharam a favor do parecer proposto por Bira. “Nós estamos em abril e a gente não sabe realmente porque não acabou, quais são os que estão acabados, quais são os que estão em funcionamento, até para gente, como deputados e representantes das regiões, encaminharmos os nossos pacientes”, argumentou a deputada de oposição.
Luciano mostrou-se preocupado com o atraso no prazo de entrega dos hospitais e advertiu que esse pedido de informações do deputado Bira é prerrogativa do mandato. “Eu tenho certeza de que essas informações solicitadas, através de um Requerimento, que é a prerrogativa do próprio Deputado e a discussão também é uma prerrogativa em cima dos Requerimentos, é que nos faz vir aqui poder fazer a defesa da aprovação dos Requerimentos”, lembrou o Deputado.
Marcelo Tavares encaminhou a favor do pedido de informações pela liderança da oposição e destacou a importância da Assembleia Legislativa na fiscalização da secretaria de saúde. “Chegou à hora de esta Casa intervir nesse processo, porque os maranhenses estão morrendo por falta de atendimento; porque o Socorrão I e o Socorrão II não suportam mais tamanha demanda, uma vez que o Estado do Piauí já não recebe mais os maranhenses. Ou esta Casa vai abrir mão das suas prerrogativas e entregar o cheque em branco para que a Secretaria de Saúde faça um desmando atrás do outro, uma dispensa atrás da outra? É o Pan Diamante, o Pan Cidade Operária, são 72 hospitais que não terminam e não há nenhum critério”, cobrou o líder.
Fonte: AL - Maranhão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário