terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UFMA vai ofertar cursos a distância para 11 polos UNIVIMA

A Universidade Federal do Maranhão - UFMA e o Governo do Estado fecham parceria para oferta de 1.760 vagas em cursos de graduação em Química, Biologia, Física e Matemática, na modalidade a distância. A previsão é de que os cursos iniciem no 2º semestre de 2012, em 11 municípios maranhenses onde há pólos da Universidade Virtual do Estado do Maranhão - Univima. 

Recebemos o convite para ofertar essas graduações com a mesma metodologia utilizada nos cursos a distância da UFMA. A diferença é que serão ofertadas nos polos da Univima, ampliando, assim, a abrangência da nossa Universidade no Estado”, avalia o professor doutor Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.
 

Serão ofertadas 440 vagas para cada um dos 4 cursos, totalizando 1.760 novos alunos. Todos os cursos irão abranger os 11 polos tecnológicos da Univima, localizados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco e São Luís.
 

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, José Torres, fala sobre a amplitude social dessa parceria. “
 Como nossa estrutura é adequada, vimos nisso uma grande oportunidade para possibilitar que mais pessoas, principalmente as que residem no interior do Estado, usufruam dos cursos da UFMA”, relata José Torres. 

Os cursos terão a disposição a estrutura de laboratórios já existentes nos polos, além de plataforma de transmissão via satélite, possibilitada pela tecnologia IP.TV (Internet Protocol TV). Atualmente, ocorre o trâmite burocrático de assinatura do convênio entre as instituições, para posterior lançamento do edital pela UFMA. A previsão é de que as graduações iniciem no 2º semestre de 2012.
 

Metodologia UFMA
 

A oferta de cursos na modalidade a distância acontece de forma integrada entre os Departamentos e o Núcleo de Educação a Distância - NEaD, que oferece a estrutura necessária à modalidade por meio de suas coordenações pedagógica, tecnológica e de pesquisa, além de secretarias.
 

Ao ingressar no curso, o aluno recebe livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na EaD, dentre eles: videoconferências, videoaulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como chats e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o polo, para ministrar aulas e realizar avaliações.
 
Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Fonte: Tissiana Carvalhêdo


Nenhum comentário:

Postar um comentário