quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vereador elogia eleição direta para diretores de escola

A tomada de posição da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em eleger por voto direto de um colegiado formado por representação de alunos, professores e pais de alunos, os diretores das escolas públicas municipais receberam a aprovação e elogio do vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves (PDT).
O processo eleitoral ocorreu no final do ano passado, movimentando todas as escolas do município das zonas urbana e rural. Os diretores eleitos, de acordo com informações do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, tomarão posse até o próximo dia 20 de janeiro, para que possam se planejar para realizar um excelente ano letivo, pois esta é a determinação do prefeito Sebastião Madeira.
Zesiel Ribeiro informa que esse é o tempo necessário para que a Secretaria de Educação possa organizar a cerimônia de posse dos diretores eleitos. “Isso porque muitos desses diretores já trabalhavam em suas respectivas escolas, entretanto existem outros que foram eleitos pela primeira vez e vão ser nomeados agora”.
De acordo com o vereador Luis Gonçalves, antes dessa importante medida, os diretores de escolas eram nomeados atendendo a indicação de políticos locais, notadamente os ligados às administrações do município. “Desta forma, eram empossados diretores que não tinham a simpatia dos alunos e seus pais, algumas delas não possuíam sequer capacidade para assumir o cargo”.
Para Luis Gonçalves, além da eleição representar total transparência num processo democrático, ela também leva a vantagem da comunidade escolar poder escolher uma diretora, ou diretor, de sua preferência, que seja ligada aos alunos e pais daquela escola, além de escolher uma pessoa que tenha capacidade acadêmica de assumir tão importante cargo.
Luis Gonçalves observa que sempre condenou a ação de administrações passadas em permitir que os políticos escolhessem as diretoras e diretores das escolas, agindo de acordo com suas próprias conveniências políticas. “A eleição direta para essa escolha para mim representa modernidade, transparência e compromisso com a educação de nosso município”, concluiu Luis Gonçalves. (Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário