quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

No Reino da Miséria eles fazem Festa

 












 Roseana em Festa


NO REINO DA MISÉRIA ELES AINDA FAZEM FESTA
A miséria é uma realidade antiga. A novidade é ela se tornar tema, gerar escândalo. Luís LVI estava consciente da miséria que grassava na França, mas nada o impedia de prodigar luxo a si mesmo e aos seus próximos.

No Maranhão do século XXI não é diferente. Pesquisa por Amostragem de Domicílios informa 69% dos maranhenses a beira da fome. Roseana Sarney como Luís LVI sabe destes dados, mas patrocina festas luxuosas de Pergentino Holanda para seu deleite e dos apaniguados.

Vitor Hugo em "Os Miseráveis" aborda o tema por um ângulo preciso, o da mudança do olhar. Vitor Hugo por volta de 1840 freqüentava os poderosos, mas ainda é ingênuo no tocante a pobreza. E exemplo disso é que o incomode um novo olhar dos pobres sobre os ricos_ do lado de fora de uma cerca_ olham com rancor para o luxo que ostentam nas roupas, nos comes e bebes dos privilegiados. Comenta Hugo " Eles não entendem que o consumo suntuário dos ricos que lhes dá renda e emprego".

Pergentino Holanda conhecido nababo da família Sarney, tendo as festa que realiza citadas em investigações como ponto de encontro de "colarinhos brancos", promove no dia 7 de dezembro "Festa de Gala" no Hotel Pestana, noite de vestidos longos e ternos escuros para comemorar mais um ano de "atividades" do dito. Roseana Sarney, madrinha do evento deve ter os mesmos argumento de Vitor Hugo.

No reino da miséria o Maranhão disputa sede com Uganda ou Somália. Roseana Sarney sabe que a miséria existe, mas como declarou em debate eleitoral, nada pode fazer ou lhe foge a visão de como fazer. Flávio Dino é de opinião contrária, dizendo sermos um Estado rico o que nos empobrece é a malversação do recursos públicos.

Certo é que Pergetino Holanda, Teresa Martins e Cintia Klamt apuram os detalhes para transformar o Pestana em Versalhes. A nossa realidade vem como qualquer outra da ficção, a diferença é retroagirmos sempre no tempo e costumes.
      
César Bello

2 comentários:

  1. A imensa maioria dessa massa de miseráveis, elegeu Rosana Sarney para mais 4 anos de prolieração da miséria, corrupção e politicagem de baixíssimo nível.
    Orgulho-me de ser imperatrizense de coração e saber que nesta cidade os eleitores tem instrução e inteligência o suficiente para rejeitar o Sarneysmo dando-lhe menos de 1/5 dos votos válidos. É a rebelde e consciente princesinha do Tocantins.
    A eleição estadual 2010 no Maranhão ratifica a tese de que cada povo tem o governante que merece.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo pelo comentário, concordo com você.

    ResponderExcluir