terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escolas da rede municipal superam projeções do MEC


Quarenta e oito escolas superaram as metas estipuladas pelo Ministério

Como mérito pelo resultado atingido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009 divulgado em julho de 2010, escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz receberam parcela complementar de 50% do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), na última semana de dezembro.
O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
Quarenta e oito escolas da rede municipal superaram as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) através do IDEB. Este é o resultado dos investimentos que o governo municipal realiza na área da Educação.
Desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009, o prefeito Sebastião Madeira, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), tem fortalecido a educação pública municipal, conforme esclarece o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro.
“A Prefeitura de Imperatriz tem investido na formação continuada dos professores. Adotamos um sistema de ensino que trabalha com a visão construtivista do conhecimento, atendendo, assim, à necessidade de melhoria da educação municipal. Melhoramos também a infraestrutura das escolas através de ampliações, reformas, construções e disponibilização de recursos pedagógicos, como os laboratórios de informática”.
Zesiel parabenizou ainda as escolas que atingiram primeiro lugar no IDEB. “A Secretaria de Educação parabeniza todas as escolas que atingiram ou superaram as metas do IDEB mas, em especial, as escolas Giovanni Zanni e Samaritana, alcançaram o primeiro lugar no Ideb do nono e quinto ano, respectivamente”. 
Metas:
Em Imperatriz, os alunos da rede municipal superaram a meta fixada para 2009. Os alunos dos anos finais (6º ao 9º), além da meta para 2009, superaram antecipadamente as projeções para 2011. As médias alcançadas foram de 4,2 para os anos inicias cuja meta era 4,1. Os anos finais superaram a progressão de 3,5 para 2009 e 3,8 para 2011 ao atingirem a média de 3,9.
Criado em 2007 pelo Inep, o Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. (Comunicação)

Escolas que atingiram ou superaram as projeções:

Samaritana
Santos Dumont
Sucesso da Criança
Presidente Costa e Silva
Mundo do Saber
Menino Jesus
São Vicente de Paula
Centro Educacional Maranhense
Princesa Isabel
Mutirão
Santa Maria
Chapeuzinho Vermelho
Castro Alves II
Monte Horebe
Frei Osvaldo Caronini
Centro Educacional Morada do Sol
Raimundo Correa
São Jorge I
Lago do Cisne
Jucimar Rodrigues
D João VI
Professor José Queiroz
Marechal Rondon
Wady Fiquene
Núcleo Santa Cruz
Marly Sarney
Dom Pedro II
Cida Campi
Brasil Novo
Fundação Educacional Pirangi
Frei Tadeu
Paulo Freire
Darcy Ribeiro
Parsondas de Carvalho
Emanuel II
Frei Manoel Procópio
Santa Laura
Castro Alves I
Luiz de França Moreira
Raimundo Aguiar
Leôncio Pires Dourado
Machado de Assis
Renato Cortez Moreira
Guilherme Dourado
Sinopse
Madalena de Canossa
Mariana Luz
Elisa Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário